quinta-feira, 14 de abril de 2011

Erro e reabilitação



A lei do progresso, fomentando as inevitáveis conquistas do processo da evolução do homem e das comunidades, confirma a assertiva do Cristo, quando elucida que "o Pai não deseja a morte do pecador, mas, sim, a do pecado".À força da educação e sob o império das necessidades de superar os sofrimentos e deles liberar-se em definitivo, somente assim galga os degraus do aperfeiçoamento moral, modificando o meio ambiente e as estruturas em que se apoia, gerando condições novas propiciatórias do próprio desenvolvimento.
Certamente, ainda não se vive, na Terra, uma sociedade justa, onde a miséria de vário porte haja cedido lugar à abundância ou vigorem os direitos humanos.
Já se pode sentir o esforço quase generalizado de povos e nações que estabelecem leis de respeito mútuo como Organizações que propugnam por uma humanidade mais feliz, na qual os seus direitos sejam reconhecidos, assim como os seus deveres sejam cumpridos.
De passo em passo, de experiência em experiência, o progresso moral firma as suas bases, abrindo campo para tentames mais expressivos, portanto, relevantes.
" Combate o erro, onde quer que o encontres; no entanto, enseja ao errado a liçaõ educativa."
"Insurge-te em atitude contrária ao crime; não obstante, corrige o criminoso."
"Opõe-te à violência; mas acalma o violento."
"Acusar por acusar ou perseguir por perseguir não resolve o problema que inquieta as criaturas."
"O cristão, em geral,faz mais: ajuda o caído, ao tempo em que invectiva contra os fatores e circunstâncias responsáveis pela sua queda."
"Ninguém combate as pragas para deixá-la ao abandono."
"Não é justo apontar enfermidades sem cuidar dos doentes em aflição."
"Jesus que não concordava com o erro em situação nenhuma, jamais deixou de educar, atender, socorrer e amparar os que haviam tombado nas malhas intrincadas da delinquência.
Vigilante e operoso, todo o Seu ministério é um poema de compreensão e fraternidade com os  miseráveis, sem que jamais se vinculasse à miséria.
E o fazia, porque o Pai deseja a salvação do ímpio, ao mesmo tempo em que a impiedade deixe de existir no homem."
Trecho do livro VIVER E AMAR/Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco
Esse blog é tão somente para crochê, mas, como cristã, tenho o dever de colaborar com palavras de reflexão para o momento.